Equipamentos.

escadas para piscinas

Nas piscinas, as escadas são um equipamento imprescindível. Existem vários modelos em diferentes materiais que se adaptam aos mais variados gostos e necessidades.

Podemos dividir as escadas para piscinas em três grupos. As escadas inox, as escadas pré-fabricadas e as escadas construídas. Em todas as escadas para piscinas o material em que são feitas e o número e tamanho dos degraus são os factores que mais as distinguem e que devem ser tidos em conta no momento da escolha.

As escadas em inox são as mais usadas. Se forem fabricadas em aços de alta qualidade tem uma vida bastante extensa.
Existem vários modelos de variadas formas que procuram minimizar o esforço de entrada e saída das piscinas. O número de degraus deve ser ajustado conforme a profundidade para que os utilizadores consigam apoiar os pés com facilidade. Os degraus devem também possuir características  anti-derrapantes de modo a evitar acidentes.
Apesar de todas estas características as escadas de inox são as de mais difícil utilização, principalmente para os utilizadores com mobilidade condicionada, impedindo assim que usufruam das características terapêuticas das piscinas.

As escadas pré-fabricadas permitem que o acesso e saída das piscinas seja feito com maior facilidade pois têm a forma de uma escada convencional permitindo que as piscinas sejam usadas por utilizadores mais diversificados, que podem assim usufruir dos benefícios para a saúde que as piscinas permitem.
Em termos estéticos estas escadas apresentam algumas limitações, pois apenas se poderá escolher de entre as ofertas presentes no mercado de equipamentos para piscinas. Estas escadas apresentam outra limitação, pois só podem ser aplicadas em zonas de piscinas com uma profundidade pré-determinada para cada modelo de escada.

As escadas construídas nas piscinas são uma solução muito equilibrada e apresentam muitas vantagens em comparação com os outros tipos de escada. A principal característica, e vantagem, das escadas construídas nas piscinas é permitirem a sua total personalização.
A cor, o revestimento, a forma, a zona da piscina onde é aplicada, o número e tamanho dos degraus, a presença de injectores e de projectores são apenas alguns dos aspectos personalizáveis das escadas construídas nas piscinas. O cuidado estudo e definição destes aspectos permitem que a escada tenha as características ideais para a piscina onde vai ser construída.
Apesar de todas as vantagens destas escadas aconselha-se que na zona oposta da piscina, normalmente a de maior profundidade, seja aplicada uma escada em inox. Isto permitirá que em caso de emergência se possa sair da piscina sem ter de a atravessar.