Equipamentos.

swimming pool warm water

Principalmente nos primeiros meses antes e depois do tradicional período de maior calor, nem sempre o tempo obedece à sua vontade de dar um mergulho na sua piscina. Quantas vezes se deparou com um dia de sol esplendido, com uma temperatura de ar agradável e convidativa a um banho com a família mas que rapidamente é posto de parte ao sentir a temperatura baixa que a água adquiriu nos dias e noites anteriores?

Além disso, para muitos possuidores de piscina esta é, mais do que uma diversão, uma excelente forma de fazer exercício físico e terapêutico, pelo que a temperatura da água adquire uma importância ainda mais relevante.

A melhor forma de prolongar a utilização da sua piscina e tirar o máximo proveito do seu investimento inicial é instalar um sistema de aquecimento.

Um sistema de aquecimento da água da piscina aumentará significativamente a duração da temporada da sua utilização, além de que também permitirá, por exemplo, tornar a sua utilização nocturna numa experiência única e convidativa.

No entanto, tendo em conta a variedade de sistemas de aquecimento existentes no mercado (Bomba de calor; Resistência eléctrica; Caldeira; Painéis solares; etc.), a sua escolha deverá ser baseada e ter em conta tanto factores técnicos (Área de superfície da piscina; Localização geográfica; Exposição ao vento; Sombras; existência de cobertura, espaço disponível para instalação, etc.) como orçamentais (relação eficiência/custo; custos de instalação), pelo que deverá recorrer sempre a uma empresa especializada na área para o aconselhar na melhor escolha e para proceder à sua instalação e manutenção (garantindo a segurança dos utilizadores da piscina e prolongando a vida útil do equipamento).

Há que considerar também que, qualquer que seja o sistema de aquecimento escolhido e de forma a tirar o máximo proveito do mesmo (quer em termos de eficiência quer em termos de consumo), deve-se ter sempre em conta a necessidade de instalação de uma cobertura isotérmica que preserve, durante o período de não utilização e de noite, a temperatura da água entretanto adquirida.

De forma a ajudá-lo na sua decisão sobre qual o melhor sistema a instalar para aquecer a sua piscina, iniciamos aqui uma série de artigos sobre os diferentes tipos de equipamento existentes para este fim. Começamos pela Bomba de Calor:

A Bomba de Calor

A bomba de calor a “ar” é, provavelmente, o sistema de aquecimento de piscinas particulares que apresenta a melhor relação investimento/eficiência/consumo. Utilizam o calor grátis do Sol recolhendo e absorvendo a energia do ar (pelo que deverão ser instaladas numa zona de boa exposição solar. Esta energia é processada no seu interior e transferida para a água da piscina recolhida através de um sistema de tubagens previamente instalado.

O modelo a instalar (prestações e dimensão) deverá ser definido consoante as características físicas e localização geográfica da piscina, bem como do objectivo final pretendido (temperatura e período de utilização).

As bombas de calor de qualidade têm instalado um sistema automático de regulação de temperatura que permite ao utilizador programar previamente qual a temperatura ideal que pretende ter na água. Ao atingir esta temperatura, o sistema só irá funcionar quando necessário para manutenção da mesma. Este facto, aliado à questão da maioria da energia necessária ser retirada do ar envolvente (consumo eléctrico muito baixo – em média serão necessários somente 1Kw de energia eléctrica para restituir 5Kw de energia ao aquecimento da água), torna a bomba de calor uma excelente opção para o proprietário de uma piscina que pretende aquecida.

Uma bomba de calor é, sem dúvida, um equipamento para piscinas no qual vale a pena investir

  • Antonio Duarte

    Tenho uma piscina com capacidade de 10 m3. Gostaria de saber qual a melhor opção para aquecimento e custo aproximado
    Gostaria, igualmente de saber o custo aproximado do equipamento a instalar para que a piscina passasse a utilizar sal
    Obrigado