Construção.

Children jump into the water

Este é um dos pontos mais importantes a ter em conta na altura de definir o projeto da sua futura piscina e de solicitar orçamentos para a sua construção.

A profundidade de uma piscina, para uso particular e de recreio, depende muito de como e por quem será usada, mas também do local previsto para instalação e do tipo de fabrico/construção escolhido (a maioria das piscinas pré-fabricadas existentes no mercado não permite escolher a profundidade pretendida).

Ao contrário do que acontecia antigamente, em que era comum a construção de piscinas particulares de grande dimensões e profundidade acentuada, hoje em dia é cada vez mais comum optar-se por dimensões que privilegiem o conforto, a segurança e o fator económico.

Uma piscina demasiado profunda implica maiores custos de construção (maior dimensão do tanque; mais materiais; escavação mais demorada) e de manutenção (maior quantidade de água e de produtos de tratamento; maior consumo elétrico; equipamentos de bombagem e filtração mais potentes). Além disso a subida da temperatura da água (seja por via natural ou por via de um sistema de aquecimento auxiliar) é muito mais lento, o que poderá tornar a piscina menos confortável para alguns dos utilizadores, e a sua limpeza manual (aspiração) será muito mais cansativa.

Qual é então a profundidade adequada para a sua piscina?

É difícil estabelecer uma regra. Como já dissemos dependerá da composição familiar, das suas preferências e hábitos particulares e do objetivo pretendido. Poderá decidir-se por uma piscina com profundidade única ou variável. No entanto, e de forma genérica, deverá ter em conta as seguintes medidas mais comuns e aconselhadas pelos profissionais do sector:

  • Se tem crianças na família ou adultos que não saibam nadar será importante privilegiar uma zona de profundidade mais baixa, onde todos se possam divertir e refrescar tranquilamente (entre 1,00m e 1,20m), prevendo uma escada de acesso de fácil utilização. Quanto maior for esta zona, maior será a zona de recreio familiar. Esta profundidade é também suficiente para nadar ou para praticar outro tipo de exercício dentro de água.
  • Se tem crianças muito pequenas poderá pensar em construir uma piscina anexa com um máximo de 0,50m de fundo. No entanto, não se esqueça que as crianças crescerão e que, rapidamente, passarão a preferir usar a piscina dos adultos. Será preferível prever uma zona de “praia” com a mesma profundidade no interior da piscina, ou um degrau de maiores dimensões (no caso de escadas interiores construídas à medida), que tanto servirá para as crianças como para zona de lazer dos adultos.
  • Se gosta de mergulhar, ou se pretende instalar uma prancha de mergulho, deverá equacionar uma zona mais funda com 1,80m de profundidade.
  • Ao projetar a sua piscina tenha em atenção que, no caso de filtração por sistema de “skimmers”, a linha de água trabalhará em média uns 10cm abaixo do rebordo da piscina. Deverá ser esta a sua medida de referência.

 

Lembre-se sempre que quanto maior for a profundidade pretendida maior terá que ser o tanque, de forma a que a rampa não tenha uma pendente muito pronunciada e, consequentemente, se torne desconfortável e pouco segura.

Lembre-se também de, no caso de projectar a sua piscina com uma zona funda, prever a instalação de uma escada de inox nessa zona. Isto permitirá que em caso de emergência se possa sair da piscina sem ter de a atravessar.

 

Em resumo, para evitar qualquer surpresa ou necessidade de novas obras depois da piscina concluída, aconselhe-se sempre com a empresa profissional que escolheu para a construção da sua piscina, sobre a profundidade (ou profundidades) ideais para o seu caso específico. Uma empresa idónea terá sempre em conta os fatores técnicos de construção, mas também as suas especificações, necessidades particulares e segurança, fundamentais para ampliar a qualidade do uso da sua nova piscina.

  • Pedro Ferreira

    Boa tarde,
    Tenho uma piscina com uma profundidade (parte mais funda) de +/- 3 mts, o que considero exagerado.
    Estou a pesquisar algum modo tirar profundidade á mesma, sendo que gostaria que não fosse uma situação permanente, ou seja, caso de futuro desejasse voltar a ter os 3 mts, existir a possibilidade de reposição.

    Conseguem ter alguma solução para esta situação?

    Obrigado